CURSO LIVRE

 

 

NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

 

 

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

 

 

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

 

 

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99

 

 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

 

 

 

RECONHECIMENTO

 

 

É um curso livre legalizado, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, art. 67 e 87, inciso III, o Decreto nº. 5.154/04,  Parecer nº 64/2004 – CEDF e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC.citam que os cursos ditos “livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente.

 

 

 

O PREPARO E A FORMAÇÃO DOS OBREIROS

 

 

A VOCAÇÃO DO SEU CHAMADO

   

 

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

 

 

2º Timoteo: 02:15

   

 

Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

 

 

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

 

 

Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

 

 

Efésios 4:12-14

 

 

Voltado para a capacitação ministerial de diáconos, presbíteros, evangelistas e pastores locais, além de treinamento para os líderes de ministérios e departamentos. No Curso de Formação de Obreiros o aluno terá as principais orientações para o bom desenvolvimento das atividades eclesiásticas, bem como o conhecimento de princípios e valores que o levarão ao êxito no serviço da Igreja

 

 

 

O Objetivo Principal  :

 

 

É o melhoramento do obreiro do Senhor, tanto aquele considerado de menor desempenho até o mais elevado. O curso tem como propósito provocar o crescimento, o aperfeiçoamento do obreiro como líder, dirigente, mentor, mestre, conselheiro, auxiliar, escritor e músico; enfim, como responsável pela obra que o senhor lhe confiou.

   

 

Em Tessalonicenses 5.12, o apóstolo Paulo preceitua: “E rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam”. Nessa passagem, o apóstolo fala claramente de duas atividades centrais dos obreiros do Senhor e do apreço que a igreja em Tessalônica deveria ter em relação àqueles que servem a Deus dessa forma. Primeiro, ele refere-se aos obreiros como “os que trabalham entre vós”. Ou seja, são aqueles que trabalham primeiro executando a obra do Senhor. Em seguida, fala também de obreiros como “os que presidem sobre vós no Senhor”. Isto é, são os que trabalham primeiro administrando, dirigindo, a obra do Senhor.

 

 

 

A Quem se Destina: 

 

 

Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Lingüístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.

 

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

   

 

Resultado de imagem para setead educacional

 

 

 

AMPARO LEGAL :

 

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º – Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .

 

 

 

 

METODOLOGIA DO CURSO :

   

 

O Curso de Formação de Obreiros de acordo com as Normas Universitárias Internacionais, mas apenas exigimos tese escrita, pesquisada, e dentro dos padrões da Metodologia Científica exaradas pela ABNT e suas congêneres internacionais.O modelo de Ensino é flexível você recebe todo o material DIGITAL  , e estudara com Material de Apoio no ambiente virtual do aluno para iníciar os estudos imediatamente e ainda, são utilizadas práticas de ensino com a coerência da concessão e informação para as disciplinas, disponibilizando contato com professores graduados para o resultado teológico do aluno.

 

 

 

 

Metodologia:

 

 

O curso está baseado na metodologia de Ensino a Distância (EAD). As aulas serão ministradas por professores em material DIGITAL . Os alunos acompanharão a aula DENTRO DE NOSSA PLATAFORMA AVA EAD, tendo acesso ao conteúdo através de AULAS EM VIDEOS , SLIDES E MATERIAL DE APOIO, o aluno deverá acessar a central do aluno com seu login e senha, acessar o módulo em que está matriculado; ao fazer isso, aparecerá na tela um visualizador e, assim, acompanhar a aula.

 

 

 

Você estará apto para atuar nas seguintes áreas:

 

 

Liderança Cristã – desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.

 

 

Aconselhamento Pastoral – desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando o conhecimento de Deus.

 

 

Missões – implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.

 

 

Evangelismo – levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.

 

 

Docência – exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.

 

 

MODALIDADE: Este é um “Curso Livre” em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.

   

 

                                                       

 

 

 

OBJETIVO:

 

 

 

Constituem os objetivos específicos do curso:




 

1: Formar pessoas com visão crítica e conscientes da fé, capacitando-as para uma ação eficaz, evangelizadora na Igreja e na sociedade.

 

 

2: Fortalecer o sentido da existência sensibilizando para a dimensão da transcendência  presente na religião.

 

 

3: Possibilitar a formação teórico-prática para exercer ministérios pastorais e na área da promoção humana.

 

 

4: Capacitar para uma interação criativa e crítica com todos os setores da igreja e da sociedade fundamentada nos ensinamentos da Teologia.

 

 

5: Promover uma visão integral sobre o modo de compreender o mundo, contemplando as relações humanas sob variadas dimensões, mais especificamente, a partir da visão religiosa cristã.

 

 

6: Promover uma reflexão crítica e humanizadora acerca da produção histórico-teológica, das Escrituras Sagradas e das práticas eclesiásticas contemporâneas, que proporcione o desenvolvimento como pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

 

 

7: Promover a qualificação teórica e prática de lideranças para comunidades cristãs, órgãos de promoção humana, entre outras.

 

 

8: Qualificar teólogos/as para o ensino bíblico-teológico nas comunidades cristãs.

 

 

9: Qualificar teólogos/as para a docência em instituições de educação básica (respeitadas as diretrizes dos sistemas educacionais).

 

 

10: Difundir e democratizar o ensino, a pesquisa e a extensão do saber teológico, contribuindo com a produção científica interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sociedade contemporânea.

     

 

 

 

SISTEMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM E

CONTÉUDO :

 

 

 

1º CHAT

2º FÓRUM

3º PROVAS

4º TRABALHOS

5º LIÇÕES

6º SLIDES

7º VIDEOS

 

 

 

O que é AVA?

   

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

 

 

 

NOVA FORMA DE ENSINO EAD

 

 

PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD

   

 

O ALUNO ESTUDARA PELA NOSSA PLATAFORMA AVA EAD , SLIDES E VIDEOS DE APOIO AO ALUNO.

 

 

  

 

QUEM PODE FAZER ESTE CURSO?

 

 

Para fazer o Curso Livre  você deve possuir ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO COMPLETO .

 

 

 

LISTAS DE DOCUMENTOS :

 

 

1º CÓPIA RG/CPF

2º CÓPIA RESIDÊNCIA 

3º CÓPIA CERTIFICADO / ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO

4º FOTO ( Credencial )

5º FICHA DE CADASTRO ( VIA WORD )  

 

 

 

DOCUMENTAÇÃO DE DIPLOMADO :

 

 

1º DIPLOMA

2º HISTÓRICO ESCOLAR ( NOTAS DE CADA MATÉRIA )

 

 

 

 

MÉTODOS AVALIATIVOS :

 

 

1º FÓRUM : PARTICIPAÇÃO

2º PROVAS : INTERATIVAS

3º TRABALHOS : PORTIFÓRIOS ( CADA MATÉRIA )

 

 

 

DIPLOMAÇÃO  

 

 

CERTIFICADO/DIPLOMA DIGITAL ENVIADO AO ALUNO VIA EMAIL OU PELA NOSSA PLATAFORMA AVA EAD 

 

 

PORTARIA Nº 330, de 5 de ABRIL de 2018

 

 

Dispõe sobre a Emissão de Diplomas em Formato Digital nas Instituições Pertencentes ao Sistema de ensino EAD.

 

 

 

DIGITAL ( 05 DIAS )  ( GRATUITO )

IMPRESSO ( 15/30 DIAS ) ( PAGO  )

 

 

 

 

TAXA DO DIPLOMA IMPRESSO SERA FEITO EM BOLETO BANCÁRIO EM NOME DO ALUNO E CURSO VIA EMAIL.

   


 

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS 

MATÉRIAS : 24

CARGA HORÁRIA : 900

VALOR : 150,00

 

 

 

GRADE CURRICULAR :



     

 

1º MATÉRIA ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

2º MATÉRIA BIBLIOLOGIA AVANÇADA

3º MATÉRIA DIDÁTICA

4º MATÉRIA DOUTRINAS BÍBLICAS

5º MATÉRIA ECLESIOLOGIA BÍBLICA

6º MATÉRIA EDUCAÇÃO CRISTÃ

7º MATÉRIA ÉTICA CRISTÃ MINISTERIAL

8º MATÉRIA EXEGESE BÍBLICA

9º MATÉRIA FILOSOFIA DA RELIGIÃO

10º MATÉRIA HERMENÊUTICA BÍBLICA

11º MATÉRIA HOMILÉTICA

12º MATÉRIA LIDERANÇA CRISTÃ

13º MATÉRIA MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICOS

14º MATÉRIA MINISTÉRIO INTEGRAL DO MISSIONÁRIO

15º MATÉRIA MINISTÉRIO DO DIÁCONO

16º MATÉRIA MINISTÉRIO DO BISPO

17º MATÉRIA MINISTÉRIO DO EVANGELISTA

18º MATÉRIA MINISTÉRIO DO PRESBÍTERO

19º MATÉRIA MINISTÉRIO ECLESIÁSTICOS

20º MATÉRIA MINISTÉRIO FEMININO

21º MATÉRIA MINISTÉRIO PASTORAL

22º MATÉRIA PSICOLOGIA PASTORAL

23º MATÉRIA TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA

24º MATÉRIA TEOLOGIA PASTORAL