Curso de Pedagogia Hospitalar

 

 

 

 

CURSO LIVRE

 

 

 

NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 
 

 

 
 
 

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

 

 

 

 

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decretonº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

 

 

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99

 

 

 

 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

 

 

RECONHECIMENTO

 

 

É um curso  livre legalizado, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, art. 67 e 87, inciso III, o Decreto nº. 5.154/04,  Parecer nº 64/2004 – CEDF e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC.citam que os cursos ditos “livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente.

 

 

Apresentação

 

 

O curso amplia as possibilidades de trabalho para o pedagogo, inserindo-o no ambiente hospitalar, em casas de apoio ou afins , O trabalho do pedagogo frente às classes hospitalares supre a necessidade do educando, quando esse encontra-se impossibilitado de frequentar a escola durante o período de tratamento de saúde ou de assistência psicossocial. É uma nova realidade de atuação, pois envolve saberes em prol da vida. Portanto, o profissional que pretende atuar na educação hospitalar necessita de uma formação diferenciada para desenvolver propostas pedagógicas flexíveis, tendo em vista o acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem da criança e adolescente hospitalizado.

 

A crescente necessidade de atender crianças e adolescentes em fase escolar, mas que não podem frequentar a escola por estarem enfermos, abre campo para um profissional especializado em suprir essa demanda: o pedagogo hospitalar. O curso desenvolve habilidades e competências para que o pedagogo possa aplicar ações educacionais aos alunos nas classes hospitalares. Para tanto, propõe uma sólida formação humana, científica, ética e acadêmica, considerando os aspectos biológicos, cognitivos, psíquicos e sociais daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade de saúde.

 

Entre as principais questões trabalhadas no curso estão: psicologia da morte, educação emocional, jogos, material didático e aprendizagem, desenvolvimento lógico-matemático, leitura e escrita, educação inclusiva, desenvolvimento psicomotor, aspectos legais das classes hospitalares e muito mais.

 

O que é a Pedagogia Hospitalar?

 
 
 

A Pedagogia Hospitalar tem o objetivo de unir Ensino e Saúde. Os profissionais formados em LICENCIATURA que atuam nesse campo acompanham a aprendizagem de alunos que estão internados e não conseguem frequentar a escola normalmente.

 

Como você provavelmente já sabe, a faculdade de Pedagogia visa preparar professores para ministrar aulas na educação infantil, nos primeiros anos do ensino fundamental e em turmas de alfabetização de jovens e adultos. Ou seja, os pedagogos acompanham crianças e adultos em seus primeiros processos de aprendizagem.

 

Geralmente, isso é feito nas escolas ou em instituições que prestem algum atendimento social — como Organizações Não Governamentais (ONGs). Mas o que acontece quando os estudantes precisam ser hospitalizados? Em muitos casos, as pessoas não conseguem acompanhar as aulas presencialmente nas escolas.

 

 

o que o curso vai te possibilitar

 
 
 
 

Promover aos Profissionais que desejam atuar em diversos espaços educativos, nas esferas pública e privada, de acordo com as tendências atuais da educação, a fim de capacitá-los teórica e praticamente como mediadores da aprendizagem

 

Público-alvo

 
 
 
 

Pedagogos, licenciados nas várias áreas do conhecimento e demais profissionais de nível superior interessados em conhecimentos relativos à pedagogia hospitalar.

 

 

 

Como você vai estudar

 
 
 
 

O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O tutor/professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada. O curso é 100% online e todas as avaliações acontecem no Portal do Aluno.  As interações assíncronas entre tutor/professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas

 

 

Áreas de atuação

 
 
 

Capacita o futuro profissional para que ele atue como  Pedagogia Hospitalar, com sólida formação humana-científica-ética e acadêmica para lidar com aprendizagem de sujeitos que se encontram em situação de vulnerabilidade em saúde, considerando seus aspectos biológicos, cognitivos, psíquicos e sociais.

 

A atuação profissional deste especialista abrange serviços tais como:

 

– Professor de Classes Hospitalares;

– Educador em Brinquedotecas Hospitalares;

– Pedagogo Intraleito;

– Educador sócio-hospitalar

– Atendimento pedagógico domiciliar

Muitos destes serviços são oferecidos em escolas públicas e hospitais públicos e particulares.

 
 
Objetivo
 
 
 
 

O curso a distância em Pedagogia Hospitalar promove a capacitação e desenvolvimento do profissional para atuar com técnicas pedagógicas em espaços hospitalares. Desenvolvendo habilidades que o especialista necessite para atuar nestes espaços não formais de educação.

 

Profissionalizar o educador por meio de conteúdos e práticas relacionadas a pedagogia na área da saúde. A especialização a distância em Pedagogia Hospitalar busca o desenvolvimento da educação em ambientes não escolares.

 

 

METODOLOGIA DO CURSO :

 
 

O curso de PEDAGOGIA HOSPITALAR de acordo com as Normas Universitárias Internacionais, mas apenas exigimos tese escrita, pesquisada, e dentro dos padrões da Metodologia Científica exaradas pela ABNT e suas congêneres internacionais.O modelo de Ensino é flexível você recebe todo o material DIGITAL  , e estudara com Material de Apoio no ambiente virtual do aluno para iníciar os estudos imediatamente e ainda, são utilizadas práticas de ensino com a coerência da concessão e informação para as disciplinas, disponibilizando contato com professores graduados para o resultado teológico do aluno.

 

 

Metodologia:

 

 

O curso está baseado na metodologia de Ensino a Distância (EAD). As aulas serão ministradas por professores em material DIGITAL . Os alunos acompanharão a aula DENTRO DE NOSSA PLATAFORMA AVA EAD, tendo acesso ao conteúdo através de AULAS EM VIDEOS , SLIDES E MATERIAL DE APOIO, o aluno deverá acessar a central do aluno com seu login e senha, acessar o módulo em que está matriculado; ao fazer isso, aparecerá na tela um visualizador e, assim, acompanhar a aula.

 

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

 

 

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

 

 

 

Resultado de imagem para setead educacional

 

                        

 

 

AMPARO LEGAL :

 
 

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º – Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .

 

 

MODALIDADE: Este é um “Curso Livre” em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.

 
 
 

 

SISTEMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM E

CONTÉUDO :

 

 

1º CHAT

2º FÓRUM

3º PROVAS

4º TRABALHOS

5º LIÇÕES

6º SLIDES

7º VIDEOS

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

Ler mais: https://www.setead.com.br/

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

Ler mais: https://www.setead.com.br/

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

Ler mais: https://www.setead.com.br/

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

Ler mais: https://www.setead.com.br/

NOVA FORMA DE ENSINO EAD

 

PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD

 

 

 

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

Ler mais: https://www.setead.com.br/

NOVA FORMA DE ENSINO EAD

 

PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD

 

 

Ler mais: https://www.setead.com.br/

 

NOVA FORMA DE ENSINO EAD

 

PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD

 

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

 

 

 

O ALUNO ESTUDARA PELA NOSSA PLATAFORMA AVA EAD , SLIDES E VIDEOS DE APOIO AO ALUNO.

 
 

 

 
 
LISTAS DE DOCUMENTOS :
 
 
 
 
 
 
1º CÓPIA RG/CPF
2º CÓPIA RESIDÊNCIA 
3º CÓPIA CERTIFICADO / DIPLOMA
4º FOTO ( Credencial )
5º FICHA DE CADASTRO ( VIA WORD )
 
 
 
 
 
 
 
 
DOCUMENTAÇÃO DE DIPLOMADO :
 
 
 
 
 
1º DIPLOMA
2º HISTÓRICO ESCOLAR ( NOTAS DE CADA MATÉRIA )
3º CREDENCIAL ( A3) 
 

 

 

 

 

 

METÓDOS AVALIATIVOS :

 
 
 
 
 

FÓRUM : PARTICIPAÇÃO

PROVAS : INTERATIVAS / ONLINE

TRABALHOS : PORTIFÓRIOS ( CADA MATÉRIA )

4º PROJETO : TCC DE CONCLUSÃO DO CURSO

 

 

 

 

FORMA DE PAGAMENTO :

 
 
 
 
PARCELAMENTO NO CARTÃO:
 
 
 
CARTÃO EM 10X ( TAXAS PELA FINANCEIRA DO CARTÃO ) 
 
 
 
( MATERIAL TODO LIBERADO )
 
 
 
 
PARCELAMENTO NO BOLETO :
 
 
 
BOLETO EM 06X ( SEM TAXA DE JUROS )
 
 
 
( MATERIAL LIBERADO POR MÓDULO – A CADA BOLETO PAGO )
 
 
 
 

 

PARA BOLETOS BANCARIOS NO PARCELAMENTO PRECISARA ENVIAR AS DEMAIS DOCUMENTOS E PARA FAZER O CADASTRO NO BANCO E EMITIR 

OS BOLETOS E SERA ENVIADO NO SEU EMAIL

 

 

 

 

NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E  PELO PROPRIO SITE .

 

 

 

RECEBERA O SEU DIPLOMA NA SUA RESIDENCIA EM CARTA REGISTRADA PELO SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO  TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE 

 

 

 

RECEBA GRATUITAMENTE O SEU CERTIFICADO DE CONCLUSÃO E HISTORICO ESCOLAR COM AS NOTAS E CARGA HORARIA NA SUA RESIDENCIA

 

 

 

 

 

CURSO  DE  PEDAGOGIA HOSPITALAR

MATERIAS : 50

CARGA HORÁRIA : 2.800

VALOR : 600,00

 

 

 

1º MATÉRIA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

2º MATÉRIA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

3º MATÉRIA AVALIAÇÃO ESCOLAR E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE ENSINO

4º MATÉRIA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

5º MATERIA CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS

6º MATÉRIA DIDÁTICA

7º MATÉRIA DIREITO APLICADO A EDUCAÇÃO

8º MATÉRIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

9º MATÉRIA DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM

10º MATÉRIA EDUCAÇÃO ESPECIAL

11º MATÉRIA EDUCAÇAO INCLUSIVA

12º MATÉRIA EDUCAÇÃO INFANTIL

13º MATERIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

14º MATÉRIA FILOSOFIA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

15º MATÉRIA FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS

16º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

17º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

18º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA PSICOMOTRICIDADE

19º MATÉRIA FUNDAMENTOS ESTÉTICOS DA EDUCAÇÃO

20º MATERIA FUNDAMENTOS GERAIS DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA- INSTITUCIONAL

21º MATÉRIA FUNDAMENTOS HISTORICOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO

22º MATÉRIA HISTORIA MATERIAL DIDÁTICO

23º MATÉRIA LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

24º ANÁLISE LINGÜÍSTICA MORFOLOGIA

28º MATÉRIA LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

29º MATÉRIA MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

30º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

31º MATÉRIA NEUROCIÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS

32º MATÉRIA NEUROLINGUISTICA APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM

33º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

34º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

35º MATÉRIA PEDAGOGIA HOSPITALAR

36º MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

37º MATÉRIA PEDAGOGIA SOCIAL

38º MATERIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

39º MATÉRIA PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL

40º MATÉRIA PSICOMOTRICIDADE

41º MATÉRIA PSICOPEDAGOGIA

42º MATÉRIA SÍNDROME DOWN

43º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

44º MATÉRIA RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ETICA PROFISSIONAL

45º MATÉRIA TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR

46º MATÉRIA TEORIA DE APRENDIZAGEM

47º MATERIA TEORIA DO CONHECIMENTO

48º MATÉRIA TEORIAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

49º MATÉRIA TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

50º MATÉRIA TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE