CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC
CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL
Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e deliberação CEE 14/97.
Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99
O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:
Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
RECONHECIMENTO
É um curso livre legalizado, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, art. 67 e 87, inciso III, o Decreto nº. 5.154/04, Parecer nº 64/2004 – CEDF e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC.citam que os cursos ditos “livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente.
O Programa do CURSO DE PEDAGOGIA RELIGIOSA visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica no campo da Teologia, bem como a formação de professores de Teologia e de assessores profissionais a organismos eclesiásticos e religiosos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com mestrado ou graduação em outros superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino religiosos.
O Curso de Pedagogia Religiosa é um curso livre, sem exigência de escolaridade específica, , com objetivo de prover formação básica em conhecimento bíblico e educação cristã para líderes .
Justificativa:
O educador cristão precisa ter em mente que seu trabalho antes de tudo é um ministério ,ou seja é servir o corpo de Cristo por meio de ensino , em uma definição simples ” a educação cristã” , é ministério de levar o crente á maturidade cristã , é essencial para qualificação de um professor é interesse pelo aluno e o desejo de servi-lo e ajuda-lo , buscando seu bem-estar ,o educador cristão deve ser motivado pelo amor tendo em seu coração um desejo crescente de ver as pessoas crescendo na fé .
Jesus o Mestre por excelência é nosso grande exemplo ele amou á todos se interessou pelos problemas humanos e sempre buscou fazer alguma coisa para solucionar e repetidamente dizia que tinha vindo para servir e não para ser servido , assim sendo educar no ponto de vista cristão é um compromisso não apenas com a qualidade do conteúdo , a eficácia do método educacional , e a quantidade de recursos didáticos , mas sim no desenvolvimento e progresso do aluno ajudando desenvolver seu potencial e talentos concedidos por Deus , prepara-lo para interagir no meio á qual vive e com situações cotidianas com criatividade e compromisso com a palavra de Deus. Para nos tornarmos verdadeiramente educadores cristãos é preciso compreender o valor e a responsabilidade do ministério do ensino, e uma disposição continua para autoavaliação e busca de aperfeiçoamento .
Objetivo geral:
Compreender o propósito da educação Religiosa.
Objetivos específicos:
1º Valorizar e compreender que a educação cristã é um ministério educacional, para servir o corpo Cristo por meio do ensino.
2º Analisar e identificar os requisitos básicos para um educador cristão.
3º Identificar, aplicar os métodos e objetivos pedagógicos usados por Jesus em seu ministério .
OBJETIVOS:
Preparar os aprendentes para atuarem como mestres de formação humanística, técnica e científica compatível com a realidade eclesiástica brasileira e global em seus aspectos religiosos, sociais e culturais.
Fortalecer o sentido da existência humana sensibilizando os envolvidos para a dimensão da cristandade presente no contexto da prática didático-pedagógica.
Possibilitar a formação e capacitação teórico-prática para o contínuo desenvolvimento profissional através da tomada de decisões, administração, liderança e empreendedorismo com expressiva competência, além de atuar interdisciplinarmente no exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino religioso.
PÚBLICO ALVO:
Líderes eclesiásticos, pastores, pastoras, missionários, missionárias, diáconos, diaconisas, professores e professoras de Escolas Bíblicas, membros de igrejas cristãs, estudantes e profissionais de Educação, Teologia, Psicologia, Antropologia, História, Filosofia, entre outras ciências; além dos que pretendem liderar, ministrar em convenções, conferências, palestras, seminários e institutos teológicos, lecionar, bem como escrever livros e artigos científicos e acadêmicos.
METODOLOGIA DO CURSO :
O curso de Pedagogia Religiosa de acordo com as Normas Universitárias Internacionais, mas apenas exigimos tese escrita, pesquisada, e dentro dos padrões da Metodologia Científica exaradas pela ABNT e suas congêneres internacionais.O modelo de Ensino é flexível você recebe todo o material DIGITAL , e estudara com Material de Apoio no ambiente virtual do aluno para iníciar os estudos imediatamente e ainda, são utilizadas práticas de ensino com a coerência da concessão e informação para as disciplinas, disponibilizando contato com professores graduados para o resultado teológico do aluno.
Metodologia:
O curso está baseado na metodologia de Ensino a Distância (EAD). As aulas serão ministradas por professores em material DIGITAL . Os alunos acompanharão a aula DENTRO DE NOSSA PLATAFORMA AVA EAD, tendo acesso ao conteúdo através de AULAS EM VIDEOS , SLIDES E MATERIAL DE APOIO, o aluno deverá acessar a central do aluno com seu login e senha, acessar o módulo em que está matriculado; ao fazer isso, aparecerá na tela um visualizador e, assim, acompanhar a aula.
A Quem se Destina:
Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Lingüístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.
Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.
OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.
AMPARO LEGAL :
Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º – Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .
Você estará apto para atuar nas seguintes áreas:
Liderança Cristã – desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.
Aconselhamento Pastoral – desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando o conhecimento de Deus.
Missões – implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.
Evangelismo – levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.
Docência – exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.
MODALIDADE: Este é um “Curso Livre” em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.
Estudo das Matérias: As matérias são enviadas para o aluno, que após estudar cada uma delas, deve nos fazer a solicitação da prova, instrumento pelo qual será avaliado.
SISTEMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM E CONTEÚDO :
1º CHAT
2º FÓRUM
3º PROVAS
4º TRABALHOS
5º LIÇÕES
6º SLIDES
7º VIDEOS
O que é AVA?
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
Ler mais: https://www.setead.com.br/
O que é AVA?
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
Ler mais: https://www.setead.com.br/
O que é AVA?
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
Ler mais: https://www.setead.com.br/
O que é AVA?
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
Ler mais: https://www.setead.com.br/
NOVA FORMA DE ENSINO EAD
PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD
O que é AVA?
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
Ler mais: https://www.setead.com.br/
NOVA FORMA DE ENSINO EAD
PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
O ALUNO ESTUDARA PELA NOSSA PLATAFORMA AVA EAD , SLIDES E VIDEOS DE APOIO AO ALUNO.
NOS TEMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO POSSIVEL CARTÃO DE CREDITO, BOLETO BANCARIO, DEPOSITO BANCARIO E PELO PROPRIO SITE .
RECEBERA O SEU DIPLOMA NA SUA RESIDENCIA EM CARTA REGISTRADA COM REGISTRO PELO SETEAD- SEMINÁRIO DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE
CURSO DE PEDAGOGIA RELIGIOSA
MATERIAS : 60
CARGA HORÁRIA : 3.600
VALOR : 500,00
GRADE CURRICULAR :
1º MATÉRIA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
2º MATÉRIA A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
3º MATERIA A TECNOLOGIA COMO NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA
4º MATÉRIA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
5º MATÉRIA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL
6º MATÉRIA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
7º MATERIA CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS
8º MATÉRIA EDUCAÇÃO CRISTÃ
9º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
10º MATÉRIA DIDÁTICA GERAL
11º MATÉRIA DIREITO APLICADO A EDUCAÇÃO
12º MATÉRIA DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM
13º MATÉRIA EDUCAÇÃO ESPECIAL
14º MATÉRIA EDUCAÇAO INCLUSIVA
15º MATÉRIA EDUCAÇÃO INFANTIL
16º MATÉRIA ÉTICA CRISTÃ MINISTERIAL
17º MATERIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
18º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA PRÁTICA PSICOPEDAGOGICA
19º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
20º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
21º MATÉRIA CULTURA RELIGIOSA
22º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA PSICOMOTRICIDADE
23º MATÉRIA FUNDAMENTOS ESTÉTICOS DA EDUCAÇÃO
24º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ
25º MATÉRIA FUNDAMENTOS HISTORICOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO
26º MATÉRIA EPISTEMOLOGIA
27º MATÉRIA GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
28º MATÉRIA LIDERANÇAS PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
29º MATÉRIA HIPERATIVIDADE
30º MATÉRIA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
31º MATÉRIA LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
32º MATERIA MATERIALISMO DIALÉTICO
33º MATÉRIA MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
34º MATÉRIA MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISAS
35º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
36º MATÉRIA NEUROCIÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS
37º MATÉRIA NEUROLINGUISTICA APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM
38º MATÉRIA O LÚDICO NA PRÁTICA DOCENTE
39º MATÉRIA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO
40º MATÉRIA PEDAGOGIA
41º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
42º MATÉRIA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
43º MATÉRIA MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICOS
44º MATÉRIA PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
45º MATÉRIA METODOS CRIATIVOS DE ESTUDO DA BÍBLIA
46º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APREENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO
47º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
48º MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
49º MATÉRIA PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL
50º MATERIA PROFESSORES DA EBD – ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
51º MATÉRIA EDUCAÇÃO RELIGIOSA
52º MATERIA PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA CRISTÃ
53º MATÉRIA PSICOPEDAGOGIA
54º MATÉRIA SÍNDROME DOWN
55º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
56º MATÉRIA TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR
57º MATÉRIA TEORIA DE APRENDIZAGEM
58º MATÉRIA TEORIAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
59º MATÉRIA TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA
60º MATÉRIA TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE