CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL
Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e deliberação CEE 14/97.
O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:
Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
É um curso livre legalizado, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, art. 67 e 87, inciso III, o Decreto nº. 5.154/04, Parecer nº 64/2004 – CEDF e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC.citam que os cursos ditos “livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente.
O QUE É A CBO 2002?
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento (1), da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.
Classificação enumerativa: codifica empregos e outras situações de trabalho para fins estatísticos de registros administrativos, censos populacionais e outras pesquisas domiciliares. Inclui códigos e títulos ocupacionais e a descrição sumária. Ela também é conhecida pelos nomes de nomenclatura ocupacional e estrutura ocupacional.
2394 : Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
2394-25 Psicopedagogo
Descrição sumária:
Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância; participam da elaboração, implementação e coordenação de projetos de recuperação de aprendizagem, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas. Atuam no contexto clínico, avaliando as funções cognitivas, motoras e de interação social dos clientes e promovendo a reabilitação das funções prejudicadas dos mesmos.
A Psicopedagogia é a área de conhecimento, atuação e pesquisa que lida com o processo de aprendizagem humana, visando o apoio aos indivíduos e aos grupos envolvidos neste processo, na perspectiva da diversidade e da inclusão, entende que o curso de Psicopedagogia deve formar profissionais para garantir a aprendizagem como direito de todos.
PERFIL PROFISSIONAL
O psicopedagogo é o profissional habilitado para atuar com os processos de aprendizagem junto aos indivíduos, aos grupos, às instituições e às comunidades. Desde 2002, pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Psicopedagogia foi inserida na Família Ocupacional 2394-25 dos Programadores, Avaliadores e Orientadores de Ensino.
O psicopedagogo é o profissional que deve assegurar:
a) a produção e divulgação do conhecimento científico e tecnológico relacionado com a aprendizagem humana;
b) os compromissos éticos e políticos com a Educação de qualidade para todos;
c) a articulação com os demais profissionais da Educação e da Saúde para a construção de uma sociedade justa, respeitando a equidade e a diversidade, onde todos tenham o direito ao aprender.
PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO
A formação do psicopedagogo deve orientar-se pelos seguintes princípios:
a) conscientização da diversidade, respeitando as diferenças de natureza cultural e ambiental, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, de religiões, de necessidades especiais, de orientação sexual, entre outras;
b) priorização de ações que envolvam os direitos humanos visando uma sociedade inclusiva e equânime, com ênfase nas potencialidades do sujeito da aprendizagem;
c) valorização do pensamento reflexivo, crítico e transformador;
d) conscientização do trabalho coletivo pautado pela ética e sigilo profissional;
e) respeito aos saberes específicos das áreas afins e dos profissionais;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Formação em Psicopedagogia deve propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências compatíveis com as demandas sociais, contemporâneas e/ou potenciais.A atuação profissional requer uma formação específica que garanta ao psicopedagogo a aquisição qualificada de conhecimentos específicos da área, permitindo a construção de habilidades e competências, sendo elas:
a) planejar, intervir e avaliar o processo de aprendizagem, nos variados contextos, mediante a utilização de instrumentos e técnicas próprios da Psicopedagogia;
b) utilizar métodos, técnicas e instrumentos que tenham por finalidade a pesquisa e a produção de conhecimento na área;
c) participar na formulação e na implantação de políticas públicas e privadas em educação e saúde relacionadas à aprendizagem e à inclusão social;
d) articular a ação psicopedagógica com profissionais de áreas afins, para atuar em diferentes ambientes de aprendizagem;
e) realizar consultoria e assessoria psicopedagógicas;
f) exercer orientação, coordenação, docência e supervisão em cursos de Psicopedagogia;
g) atuar na coordenação e gestão de serviços de Psicopedagogia em estabelecimentos públicos e privados.
NÍVEIS DE FORMAÇÃO E MODALIDADES DE CURSO
e) EIXOS TEMÁTICOS
Os projetos pedagógicos dos cursos deverão ser organizados tendo como referência um repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos e, como norteadores, os seguintes eixos temáticos:
A especificidade e a conceituação da Psicopedagogia
1º Contextualização da Psicopedagogia: histórico, objeto de estudo, âmbitos de atuação, interfaces com outras áreas.
2º Ética no trabalho psicopedagógico.
3º Metodologia científica e produção do conhecimento.
3º Filosofia das Ciências: bases epistemológicas da psicopedagogia.
4º Sociologia: cultura, sociedade e ideologia, pensamento contemporâneo.
Psicopedagogia e as áreas de conhecimento
1º Desenvolvimento sócio-afetivo e implicações na aprendizagem.
2º Desenvolvimento cognitivo, aquisição de conhecimento e habilidades intelectuais.
3º Desenvolvimento psicomotor e implicações na aprendizagem.
4º Constituição do sujeito do conhecimento e da aprendizagem (natureza e cultura).
5º Aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita
6º Processos de pensamento lógico-matemático.
7º Aprendizagem e contextos sociais: família, escola, comunidade, organizações.
Avaliação e intervenção psicopedagógica
1º Fundamentos teóricos do atendimento psicopedagógico.
2º Avaliação psicopedagógica da aprendizagem individual e grupal com utilização de instrumentos próprios da Psicopedagogia.
3º Intervenção psicopedagógica em diferentes contextos de aprendizagem.
O curso objetiva formar profissionais de Psicopedagogia que possuam um olhar humanista na prática psicopedagógica, propiciando o desenvolvimento da consciência da pessoa no processo de ensino e de aprendizagem e, a partir desse desenvolvimento, permitir uma prática psicopedagógica coerente com o crescimento e a complexidade da sociedade.
O Curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional pretende qualificar profissionais para atuarem sob uma perspectiva bioecológica no processo de criação de condições favoráveis ao desenvolvimento humano. Pretende-se formar psicopedagogos com uma ampla compreensão do processo de aprendizagem e desenvolvimento, compreendendo o papel ativo e criativo da pessoa que aprende e de suas inter-relações com seu contexto, profissional da área de Educação, uma complementação à sua formação. Psicopedagogia atua no espaço escolar, por meio de trabalho clínico, terapêutico ou institucional preventivo, antes que se instalem entraves no processo de ensino-aprendizagem ou mesmo terapêutico. Faça já. Você sai pronto para vencer e se destacar em sua carreira profissional. O curso tem duração de aproximadamente
A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação em Saúde e Educação, enquanto prática clínica, assim como tem-se transformado em um campo de estudos para pesquisadores interessados no processo de construção do conhecimento e nas dificuldades que se apresentam nessa construção.
Com este curso a Psicopedagogia, o aluno aprenderá:
1º Qual o objeto de estudo desta área do conhecimento;
2º Embasamentos teóricos;
3º O campo de atuação do psicopedagogo;
4º Ética profissional;
O Curso de Psicopedagogia Clínica Institucional , habilitará o profissional para compreender o seu cliente enquanto pessoa em sua plenitude, ou seja, suas capacidades e limitações e, diante da compreensão de tal sujeito, ele desenvolverá meios de facilitação do acesso à informação. Com a contextualização dos conteúdos à vida dos estudantes, os sujeitos do processo de ensino e de aprendizagem estarão mais próximos dos temas a serem apreendidos e, desse modo, poderão utilizá-los em situações semelhantes às de sua vida cotidiana, com segurança, desenvoltura e prazer. Além disso, podem romper com uma longa tradição de impedimentos geracionais com conteúdos acadêmicos, que possivelmente vêm passando de pais para filhos, tanto nas famílias dos alunos como nas de professores.
Metodologia:
O curso está baseado na metodologia de Ensino a Distância (EAD). As aulas serão ministradas por professores em material DIGITAL . Os alunos acompanharão a aula DENTRO DE NOSSA PLATAFORMA AVA EAD, tendo acesso ao conteúdo através de AULAS EM VIDEOS , SLIDES E MATERIAL DE APOIO, o aluno deverá acessar a central do aluno com seu login e senha, acessar o módulo em que está matriculado; ao fazer isso, aparecerá na tela um visualizador e, assim, acompanhar a aula.
1º Área clínica Prestar atendimento psicopedagógico em clínicas e consultórios, a fim de solucionar dificuldades de aprendizado.
2º Educação continuada Auxiliar indivíduos que, por qualquer problema, estão afastados da escola.
3º Orientação pedagógica Em escolas, resolver questões ligadas a currículo, métodos de ensino e abordagens pessoais. Criar um plano de trabalho que facilite o aprendizado dos alunos.
4º Recursos humanos Assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs nos processos de aprendizagem dos funcionários.
O Senado aprovou em 2014 a regulamentação da profissão de psicopedagogo, mas até agosto de 2017 a lei ainda aguardava sanção da Presidência da República. Pela lei, a profissão poderá ser exercida por graduados em psicopedagogia e também por quem tem diploma em Psicologia, Pedagogia ou uma licenciatura, que tenha feito curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área.
A maior demanda para esse bacharel é na área clínica. Ele pode atuar como autônomo, em consultório próprio, ou em instituições de ensino, interessadas em aperfeiçoar os processos de aprendizagem. Os principais empregadores são escolas, hospitais e clínicas de psicologia. A regulamentação da profissão daria a possibilidade também de incluir esse tipo de tratamento em planos de saúde.
Há vagas também em empresas, no treinamento de funcionários. Como a legislação brasileira determina que 5% dos postos de trabalho em grandes corporações sejam preenchidos por deficientes, o profissional é procurado para orientar e auxiliar na contratação e adaptação dessas pessoas.
Ele pode, ainda, participar de equipes multidisciplinares nas varas de família e de infância. A aprovação da Lei Menino Bernardo, a Lei da Palmada, abriu espaço para o profissional em instituições jurídicas, na identificação dos possíveis problemas que uma criança esteja sofrendo no âmbito familiar. Há oportunidades também em centros comunitários, centros socioeducativos e ONGs.
As regiões Sul e Sudeste são as maiores empregadoras. Em São Paulo, lei municipal exige a oferta de serviços de psicopedagogia nas escolas da rede pública. No estado, também existe a previsão de um psicopedagogo para alunos nas escolas da rede. Mas há vagas em todo o país.
SISTEMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM E
CONTÉUDO :
1º CHAT
2º FÓRUM
3º PROVAS
4º TRABALHOS
5º LIÇÕES
6º SLIDES
7º VIDEOS
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
Ler mais: https://www.setead.com.br/
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
Ler mais: https://www.setead.com.br/
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
Ler mais: https://www.setead.com.br/
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
Ler mais: https://www.setead.com.br/
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
Ler mais: https://www.setead.com.br/
PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD
AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.
Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.
1º FÓRUM : PARTICIPAÇÃO
2º PROVAS : INTERATIVAS / ONLINE
3º TRABALHOS : PORTIFÓRIOS ( CADA MATÉRIA )
4º PROJETO : TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
CURSO DE PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
MATERIAS : 60
CARGA HORÁRIA : 3000
VALOR : 800,00
1º MATÉRIA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
2º MATERIA A TECNOLOGIA COMO NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA
3º MATÉRIA ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO E PSICOTERAPIA
4º MATÉRIA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
5º MATÉRIA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL
6º MATÉRIA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
7º MATERIA CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS
8º MATÉRIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
9º MATÉRIA DIDÁTICA
10º MATÉRIA DIREITO APLICADO A EDUCAÇÃO
11º MATÉRIA DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM
12º MATÉRIA EDUCAÇÃO ESPECIAL
13º MATÉRIA EDUCAÇAO INCLUSIVA
14º MATÉRIA EDUCAÇÃO INFANTIL
15º MATÉRIA ÉTICA PROFISSIONAL
16º MATERIA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
17º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
18º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
19º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA
20º MATÉRIA FUNDAMENTOS ESTÉTICOS DA EDUCAÇÃO
21º MATERIA FUNDAMENTOS GERAIS DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA- INSTITUCIONAL
22º MATÉRIA FUNDAMENTOS HISTORICOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO
23º MATÉRIA FUNDAMENTOS PEDAGOGICOS
24º MATÉRIA GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
25º MATÉRIA GESTÃO E ORGANIZACÃO DO TRABALHO ESCOLAR
26º MATÉRIA GESTAO ESCOLAR INTEGRADA
27º MATÉRIA HISTORIA DO PSICODIAGNOSTICO
28º MATÉRIA LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
29º MATÉRIA MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
30º MATÉRIA MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISAS
31º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
32º MATÉRIA NEUROCIÊNCIAS EM PROCESSOS EDUCACIONAIS
33º MATÉRIA NEUROLINGUISTICA APLICADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM
34º MATÉRIA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO
35º MATÉRIA PEDAGOGIA
36º MATÉRIA PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
37º MATERIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SUPERVISÃO ESCOLAR
38º MATERIA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
39º MATÉRIA PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
40º MATÉRIA PSICANÁLISE SOCIAL
41º MATÉRIA PSICOLOGIA CLINICA
42º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APREENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO
43º MATÉRIA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
44º MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
45º MATERIA PSICOLOGIA GERAL
46º MATÉRIA PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL
47º MATÉRIA PSICOMOTRICIDADE
48º MATÉRIA PSICOPATOLOGIA
49º MATERIA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E AS DIFICULDADES APRENDIZAGEM
50º MATERIA PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA CRISTÃ
51º MATÉRIA PSICOPEDAGOGIA
52º MATÉRIA SÍNDROME DOWN
53º MATÉRIA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
54º MATÉRIA TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR
55º MATÉRIA TEORIA DE APRENDIZAGEM
56º MATERIA TEORIA DO CONHECIMENTO
57º MATERIA TEORIA PSICANALÍTICA
58º MATÉRIA TEORIAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
59º MATÉRIA TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA
60º MATÉRIA TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
SETEAD EDUCACIONAL
Olá, Agradecemos pelo Seu Contato O que eu posso fazer por você hoje? ou envie-nos um e-mail para secretaria@setead.org.br