CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

 

 

 

 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

 

 

 

 

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99

 

 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

RECONHECIMENTO

 

 

 

 

É um curso livre legalizado, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, art. 67 e 87, inciso III, o Decreto nº. 5.154/04,  Parecer nº 64/2004 – CEDF e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC.citam que os cursos ditos “livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente.

CURSO PARA NÚCLEOS EM IGREJAS

Caped – Curso de Aperfeiçoamento de Professores para Escola dominical

 

 

MATERIAL IMPRESSO
APOSTILA  ENCARDENADA COM CAPA

 

 

 

 

ATITUDES DO PROFESSOR DA EBD

 

 

 

 

 

O professor, na igreja, precisa ser “…APTO PARA ENSINAR” (2 Tm 2.24), precisa ser uma pessoa DEDICADA AO ENSINO (Rm 12.7) e, como OBREIRO, precisa apresentar-se “…a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade” (2 Tm 2.15).

1º APTO PARA ENSINAR” (2 Tm 2.24)

2º DEDICADA AO ENSINO (Rm 12.7)

Veja como é fácil ter um núcleo de ensino teológico em sua igreja ou cidade:

 

 

 

 

 

 

O SETEAD EDUCACIONAL – SEMINÁRIO DE EDUCACÃO  TEOLÓGICO KERIGMA DIDACHE CNPJ: 29.511.479/0001-02 , já disponibiliza abertura de NÚCLEOS TEOLÓGICOS em todos os estados Brasileiros. Os NÚCLEOS TEOLÓGICOS têm se mostrado de grande valia para igrejas em todo o país, pois através deles oferecemos preparo bíblico e teológico a obreiros, líderes de ministério e pessoas interessadas em estudar a palavra de Deus. Formar um NÚCLEO é fácil, simples e “NÃO GERA CUSTOS PARA A IGREJA”, ao contrário, eles têm trazido bênçãos financeiras para igrejas locais e tornado muitas delas uma referência de qualidade e ensino para as congregações vizinhas e comunidade local. Além de oferecer cursos individuais à distância, SETEAD EDUCACIONAL implanta NÚCLEOS TEOLÓGICOS POR EXTENSÃO para aplicação dos seus cursos em Teologia em igrejas que tenham estrutura para a aplicação do curso.O núcleo de Teologia é o meio mais fácil e simples para estudar. – Montar um núcleo é fácil, o pastor indica 1 professor (ou o próprio pastor), os nomes dos interessados devem ser colhidos em uma relação ou ficha de matrícula (disponível no site do SETEAD EDUCACIONAL ) e enviados ao SETEAD EDUCACIONAL . *Se por ventura a igreja não tem nenhum professor para indicar, o SETEAD EDUCACIONAL envia um. – SETEAD EDUCACIONAL através de seu representante entrará em contato, para efetuar as matrículas. – Em no máximo 5 dias úteis, todo o material será entregue para o pastor ou responsável pelo núcleo. – As aulas serão ministradas na Igreja, os dias para cada aula serão propostos pela liderança da igreja. – O SETEADEDUCACIONAL estará orientando o professor tirando as suas dúvidas, via e-mail, cartas ou telefone. 

 

1. O pastor da igreja indica um professor (ou o próprio pastor) para ser o tutor do curso. É preciso que o mesmo possua ao menos o título de Bacharel em Teologia;

 

2. O tutor envia um e-mail para o SETEAD EDUCACIONAL , com o título: “Desejo Abrir um Núcleo”, descrevendo suas informações pessoais: Nome, Data de nascimento, Estado Civil, Profissão, formação teológica, RG CPF, Endereço completo da residência e da igreja onde congrega, Fone para contato e Nome do pastor;

 

3. O Tutor do curso envia por e-mail uma lista com a matrícula dos alunos interessados;

 

4. O material é enviado pelo SETEAD EDUCACIONAL dentro do prazo de até 10 dias úteis e será entregue ao pastor ou tutor do curso, de acordo com o número de alunos matriculados.

 

5. As aulas são ministradas na igreja, sendo que o horário e quantidade de aulas são propostos pelos próprios alunos, juntamente com o tutor do curso, desde que se conclua no prazo estipulado pelo SETEAD EDUCACIONAL .

 

6. Ao findar o prazo para cada curso iniciado o SETEAD EDUCACIONAL encaminha as provas para o tutor de acordo com o número de alunos matriculados, que deve ser respondida e devolvida ao SETEAD EDUCACIONAL para avaliação.

 

7. Para aqueles alunos que obtiverem ao menos 70% de acerto em suas respostas, lhe será enviado o certificado juntamente com o histórico de notas.

 

 

 

 

Taxas:

 

 

 

 

1.      Fica estipulado o valor do  CURSO CAPED em Nucleos  que deverá ser pago por cada aluno mais despesa de envio, correspondente a matrícula em qualquer dos cursos oferecidos. Sendo que o valor citado deve ser pago por meio de depósito em conta corrente indicada pelo SETEAD EDUCACIONAL abaixo. ao findar do curso, correspondente a taxa de manutenção dos cursos e expedição do certificado de conclusão 10%.

 

2.      Cabe ao tutor estipular a taxa de tutoria, que deve ser cobrada mensalmente de cada aluno em favor do tutor. Recomendamos que não seja uma taxa agressiva, afim de possibilitar que pessoas de menor renda possam ter acesso ao curso de Teologia e assim possam servir melhor ao Senhor, porém deixamos o tutor livre para cobrar o valor que considerar válido pela sua prestação de serviços.

 

3.      As turmas devem possuir no mínimo 05 (Cinco) alunos e no máximo 30 (trinta) alunos, para cada curso. Após a abertura da turma, caso mais alguma aluno deseje ingressar no curso, somente será possível com a abertura de uma nova turma. Não serão aceitas exceções e no momento da certificação, somente serão expedidos os diplomas e certificados, com base na lista inicial de alunos inscritos em cada turma.

 

 

 

OBS:

 

 

 

Os valores cobrados individualmente a cada aluno para o curso presencial são diferentes aqueles que tradicionalmente são cobrados pelo SETEADEDUCACIONAL para os cursos ministrados à distância, via internet; não cabendo comparação entre os mesmos, visto que se trata de modalidades de ministração diferentes.

 

 

CAPED CURSO APOSTILADO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DA ESCOLA DOMINICAL  , que é um Curso  de Aperfeiçoamento de Professores da Escola Dominical. objetivo preparar os Professores para atuarem no ministério de Educação nas Igrejas do nosso Ministério como Professor da Escola Dominical (de crianças, adolescentes e novos convertidos), Líder de pequenos grupos/células e outras áreas de ensino na Igreja. Percebe-se que a Educação Crista nas nossas igrejas tem sido um pouco descuidada, nossos professores da Escola Dominical tem poucos conhecimentos bíblicos e pedagógicos. Este curso visa instruir e preparar de forma mais aprofundada todos os que desejam estar envolvidos no ministério do ensino, resgatando o seu sentido primeiro: dar direção espiritual a todo crente para que ele seja capaz de resistir às diversas tentações, segundo: ser guiado pela palavra de Deus.o aluno aprenderá a administrar e supervisionar a Escola Bíblica Dominical, além de aprender as técnicas de transmitir a Palavra de Deus com eficácia, segurança e efeito. Para realização do curso utilizaremos o material didático Para isto ao longo de sua história mantém e apoia cursos de formação teológica para seus obreiros e membros. Dentro desta linha de valorização do ensino da Palavra de Deus e julgando ferramenta de excelente alcance para este fim a Escola Bíblica Dominical, 

Sobre

 

CAPEDCurso de aperfeiçoamento de professores da escola dominical -, um marco do aperfeiçoamento da Escola Bíblica, tem como missão preparar e orientar os professores da EBD, visando a uniformidade do ensino da Palavra de Deus.

 

Desde 1951, o projeto de criar uma fonte de subsídios que tornasse a Escola Bíblica Dominical mais atraente e firme no seu propósito de expandir os ensinamentos de Jesus já existia na mente do pastor . Observando o funcionamento da Escola Dominical nos Estados Unidos e na Europa, começou a fazer anotações que contribuíram, mais tarde, para a elaboração de um importante material que serviu de base

 

Curso Apostilado de Aperfeiçoamento de Professores da Escola Dominical seria, com a graça de Deus, ministrado em todos os estados brasileiros, não se imaginava que o CAPED se tornaria o principal meio de fortalecimento da Escola Dominical de todo o país.

 

Neste fiel e consistente zelo pela Bíblia , pela continuidade da missão que recebera de Cristo – o Ensino da Palavra. Para tanto, tem-se utilizado de todas as técnicas de comunicação, convivência cristã, ensino e exposição da Palavra , a entender a vontade soberana de Deus, como registrado em Sua Palavra: “Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente”. (Ef 4.13,14). Essa é a missão do CAPED.

HISTÓRIA DA ESCOLA DOMINICAL NO

BRASIL

 

 

Os missionários escoceses Robert e Sara Kalley são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

 

 

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855,no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana. Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio. Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

 

 

HISTÓRIA DA ESCOLA DOMINICAL NO MUNDO

 

 

 

 

As origens da Escola Dominical remontam aos tempos bíblicos quando o Senhor ordenou ao seu povo Israel que ensinasse a Lei de geração a geração. Dessa forma a história do ensino bíblico descortina-se a partir dos dias de Moisés, passando pelos tempos dos reis, dos sacerdotes e dos profetas, de Esdras, do ministério terreno do Senhor Jesus e da Primitiva Igreja. Não fossem esses inícios tão longínquos, não teríamos hoje a Escola Dominical.

 

Porém, antes de sumariarmos a história da Escola Dominical em sua fase moderna, faz-se mister evocar os grandes vultos do Cristianismo que muito contribuíram para o ensino e divulgação da Palavra de Deus.

O QUE É O CAPED?

 

Para isto ao longo de sua história mantém e apóia cursos de formação teológica para seus obreiros e membros. Dentro desta linha de valorização do ensino da Palavra de Deus e julgando ferramenta de excelente alcance para este fim a Escola Bíblica Dominical,  o CAPED, que é um Curso  de Aperfeiçoamento de Professores da Escola Dominical.

MISSÃO

 

O CAPED tem como missão preparar e orientar os professores da Escola Bíblica Dominical promovendo cursos de aperfeiçoamento visando a uniformidade do ensino em todas as suas congregações.

VISÃO

 

sejam alcançados pelo ensino da Palavra de Deus que os tornará melhores servos, mais crentes, cidadãos mais conscientes, pais e filhos mais responsáveis e sobretudo fazedores de discípulos.

CORPO DOCENTE

O CAPED mantém em seus quadros professores comprometidos com o Reino, capacitados e preparados com formação nas mais diversas áreas, como por exemplo em teologia, pedagogia, psicologia, bem como em diversos outros cursos de aperfeiçoamento que venham permitir melhor preparo para o desempenho de suas atividades.

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ABRANGÊNCIA

O CAPED tem em sua estrutura física e docente capacidade para atender aos professores de todas as faixas etárias nas quais se subdivide o currículo da Escola Bíblica Dominical, contando com salas de aula aconchegantes e bem dimensionadas e também com recursos pedagógicos ricos e atualizados.

 

 

 

Missão:

 

 

 

Formular e implementar atividades de ensino da palavra de Deus, voltadas a formação de líderes, formadores, supervisores e professores, de modo a encaminhar as crianças a conhecerem e receberem a Jesus como seu Senhor e salvador baseado no estudo da palavra de Deus.

O Curso teve como objetivos:

 

 

Formar professores para a Escola Bíblica Dominical; ofertar formação teológica para os futuros professores; esse material adequou-se facilmente à proposta do curso. Junto ao instrucional foram trabalhados textos, livros, vídeos, imagens, músicas e dinâmicas para a dinamização das aulas.oferecer noções didático-pedagogicas para os cursistas e compreender o processo de ensino/aprendizagem na Educação Cristã.  

 

 

 

1. ENSINO

 

 

 

Ensinar é uma das missões da igreja. Muitas igrejas se acham anêmicas espiritualmente porque não tem dado ênfase ao estudo da Palavra de Deus. Por falta de Profeta o povo se corrompe. O crente que não conhece a Bíblia está propenso a deixar-se levar por qualquer vento de doutrina que passa. O apóstolo Paulo tinha grande preocupação com relação a questão do ensino. Em Romanos 12:7, ele chamou a atenção escrevendo: “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar haja dedicação ao ensino”.

 

1.1 Ministério da Educação Cristã

 

O ministério da educação cristã está associado com o ensino da Palavra de Deus no seio da igreja. Deste modo, é preciso que se tenha obreiros devidamente preparados e treinados para o exercício deste ministério. Muitas igrejas não tem dado o devido apoio a aqueles que tem se dedicado a Educação Cristã, contudo tem incorrido em uma falta muito grande, que é estar omissa as necessidades espirituais de seus membros.

 

 

A Quem se Destina:

Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Lingüístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.

Materiais do Curso:Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

OBJETIVO DO CURSO:Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

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AMPARO LEGAL :

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º – Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .

METODOLOGIA DO CURSO :

Caped – Curso Apostilado de Aperfeiçoamento de Professores para Escola Dominicalde acordo com as Normas Universitárias Internacionais,  mas apenas exigimos tese escrita, pesquisada, e dentro dos padrões da Metodologia Científica exaradas pela ABNT e suas congêneres internacionais.O modelo de Ensino é flexível você recebe todo o material DIGITAL  , e estudara com Material de Apoio no ambiente virtual do aluno para iníciar os estudos imediatamente e ainda, são utilizadas práticas de ensino com a coerência da concessão e informação para as disciplinas, disponibilizando contato com professores graduados para o resultado teológico do aluno.

 

 

 

 

Metodologia:

 

 

 

O curso está baseado na metodologia de Ensino a Distância (EAD). As aulas serão ministradas por professores em material DIGITAL . Os alunos acompanharão a aula DENTRO DE NOSSA PLATAFORMA AVA EAD, tendo acesso ao conteúdo através de AULAS EM VIDEOS , SLIDES E MATERIAL DE APOIO, o aluno deverá acessar a central do aluno com seu login e senha, acessar o módulo em que está matriculado; ao fazer isso, aparecerá na tela um visualizador e, assim, acompanhar a aula.

Você estará apto para atuar nas seguintes áreas:

 

Liderança Cristã –desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.

Aconselhamento Pastoral –desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando o conhecimento de Deus.

Missões –implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.

Evangelismo –levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.

Docência –exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.

MODALIDADE: Este é um “Curso Livre” em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.

Estudo das Matérias:As matérias são enviadas  para o aluno, que após estudar cada uma delas, deve nos fazer a solicitação da prova, instrumento pelo qual será avaliado.

 

 

 

 

OS POLOS SERÃO MONITORADO E ACOMPANHADOS PELO SISTEMA DE ENSINO A DISTANCIA EAD VIA PLATAFORMA AVA EAD , VIA AVA – AMBIENTE VIRTUAL DE APREENDIZAGEM , E TERA TUTOR DO POLO E TUTOR DO SETEAD EDUCACIONAL

 

RECURSOS DIDATICOS POSTADO NO SISTEMA DE GESTÃO DE ENSINO

SISTEMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM E

CONTÉUDO :

1º CHAT

2º FÓRUM

3º PROVAS

4º TRABALHOS

5º LIÇÕES

6º SLIDES

7º VIDEOS

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

Ler mais: https://www.setead.com.br/

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

Ler mais: https://www.setead.com.br/

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

Ler mais: https://www.setead.com.br/

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

Ler mais: https://www.setead.com.br/

NOVA FORMA DE ENSINO EAD

 

PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD

 

 

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

Ler mais: https://www.setead.com.br/

NOVA FORMA DE ENSINO EAD

 

PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD

 

 

Ler mais: https://www.setead.com.br/

NOVA FORMA DE ENSINO EAD

PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD

 

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

O ALUNO ESTUDARA PELA NOSSA PLATAFORMA AVA EAD , SLIDES E VIDEOS DE APOIO AO ALUNO.

 

 

 

As disciplinas estudadas tiveram a seguinte proposta:

 

 

 

MATERIAL IMPRESSO EM FORMATOS DE APOSTILADO

 

 

GRADE CURRICULAR :

SUMÁRIO :

                   

MATÉRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

Sumário :

 

1º A Escola Dominical e o Corpo Docente

2º O corpo docente e seus compromissos

Lidando com situações anormais durante a aula

Como manter a Atenção dos Alunos na Aula?

Como o professor se Prepara idealmente para aula na Escola Dominical

Quais são as principais características que um professor de EB deve ter em relação aos seus alunos?

Qualidades Fundamentais para o Professor da Escola Dominical

Três perguntas que todo professor precisa responder com clareza

Como despertar em meus alunos da Escola Dominical o amor pela Palavra de Deus?

10º Minhas aulas são monótonas. O que faço?

11º O professor Ajudando a sua classe de Idosos a ter qualidade de vida

12º Estilos de Aprendizagem e Técnicas de Ensino

13º Estilos de Aprendizagem

14º Técnicas de Ensino

15º Práticas Pedagógicas para a Escola Dominical

16º A relação entre o professor e o aluno

17º Dominando o Assunto

18º Levando o aluno a reflexão

19º A Elaboração de um Planejamento

20º Seguindo as Etapas da Aula

21º A arte de fazer perguntas

22º A Avaliação como Instrumento do Professor

23º O Papel do educador cristão

24º O professor (a) chega primeiro do que os alunos

25º Compromissos para o Início da Aula

26º As Fontes de Informações no Preparo do Professor

27º O Cuidado no desenvolvimento do tema da lição

28º A Transformação do Aluno como objetivo do Professor (a)

29º A Valorização do Aluno

30º Obtendo Informações sobre o Aluno

31º O Professor e o Estudo das Lições

32º Compromissos Esperados do Professor

33º Promovendo a Motivação

34º A Auto Avaliação do Professor

35º O cuidado com regras gramaticais

36º Professor Atento com os Diferentes tipos de Alunos

37º A utilização dos Diferentes Tipos de Leituras

38º O uso de Recursos Didáticos

39º Os dez mandamentos para o professor da Escola Dominical

40º Professor Dedicado ao Ensino

41º Referências Bibliográficas

                

MATÉRIA DIDÁTICA

SUMÁRIO :

DIDÁTICA

 

 

 

 

Introdução

Capítulo 1 – Evolução Histórica da Didática

1.1. Sócrates (século V a.C.)

1.2. João Amos Comenius (1592-1670)

1.3. Heinrich Pestalozzi (1746-1827)

1.4. John Frederick Herbart (1776-1841)

1.5. John Dewey (1859-1952)

Capítulo 2 – A interação professor-aluno

2.1. O valor pedagógico da relação professor-aluno

2.2. A importância do diálogo na relação pedagógica

2.3. Autoridade versus autoritarismo

2.4. A questão da disciplina na sala de aula

2.5. Motivação e incentivação da aprendizagem

2.6. Direção de classe

Capítulo 3 – Ensino Aprendizagem

3.1. Qual o significado de Ensinar e de Aprender?

3.2. Plano de Ensino

3.3. Objetivos do Plano de Ensino

3.4. Conteúdo de Disciplina

3.5. Estratégias para a Aprendizagem

Capítulo 4 – Estratégias para Aprendizagem

4.1. Debate

4.2. Dramatização

4.3. Ensino com pesquisa

4.4. Ensino por projetos

4.5. Estudo de caso

4.6. Estudo dirigido

4.7. Estudo do meio

4.8. Seminário

4.9. Solução de problemas

4.10. Trabalho em grupos

4.11. Aula expositiva

Capítulo 5 – Processo de Avaliação

5.1. Pontos que permitem uma visão de conjunto do processo de avaliação

5.2. Técnicas que podem ser utilizadas num processo de avaliação do desempenho do aluno

 

ENVIADAS PARA O COORDENADOR

OU PROFESSOR DE SEU NUCLEO

NOME : CAPED – CURSO APOSTILADO DE APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES PARA ESCOLA DOMINICAL

CARGA HORÁRIA : 500 hs

EDIÇÃO :

ISBN : 978-65-86804-06-5

ANO : 2020

EDITORA : SETEAD PUBLICAÇÕES LIVROS